Sem categoria 2 anos atrás

ENXADRISTAS DO “PRATA DA CASA” BRILHAM NO BRASILEIRO

por Lígia Cristina de Souza França em 7 de julho de 2021

Por Danilo Kravchychyn

Com destaque para Fabiana Tonse Maciel, que foi campeã no torneio convencional e vice-campeã do relâmpago da categoria Sub-18, o Campeonato Brasileiro de Xadrez foi disputado entre os dias 1º e 4 deste mês em Florianópolis, Santa Catarina. Leonardo Herai Borges foi o 8º colocado no convencional e 9º no relâmpago da Sub-16, com Anderson Lemes da Silva obtendo o 5º lugar do convencional e 8º no relâmpago.
Fabiana e Leonardo são atletas do Projeto “Prata da Casa” e se preparam para lutar pelo bicampeonato geral dos Jogos da Juventude do Paraná (JOJUPs), assim como Anderson, mostrando o potencial do xadrez princesino. Leonardo e Anderson são alunos do Colégio Sepam e têm a orientação de Lucas Silvestre Borges, que também é o técnico da Seleção Ponta-grossense.
Aluna do Colégio Integração, Fabiana tem a orientação técnica de Amazonas Santos Neto. Sobre o Brasileiro a ponta-grossense deu este depoimento: “”É a terceira vez que participo de um torneio brasileiro e nesse ano consegui mostrar meu potencial, fruto do meu esforço e treinamento constante. Esse torneio é muito forte e tem a participação das melhores jogadoras do Brasil, entre elas mestres nacionais, por isso, o fato de participar de um torneio fora do meu Estado e me tornar campeã na modalidade convencional e vice-campeã na modalidade de Blitz da minha idade, bem como, poder representar o meu País em outras competições não tem explicação, é um sentimento de mais um dever cumprido, ao ver que estou seguindo pelo caminho certo para poder alcançar meus objetivos. Cada partida que eu jogava era uma emoção diferente e após jogar a última com uma das meninas que estava disputando o título comigo, a emoção foi maior ainda em saber que tinha conquistado esse feito. Só tenho que agradecer à Deus, à minha família, meus professores e meus amigos por sempre acreditarem em mim e principalmente, por sempre me apoiarem.”

“Prata da Casa”
O Projeto “Prata da Casa” é mantido pela Secretaria Municipal de Esportes (SMESP) e segue com inscrições abertas até esta sexta-feira, dia 9. O orçamento para 2021 é de R$ 323.039,92 e busca atender os atletas ponta-grossenses nas mais diversas modalidades, motivando-os para continuar os treinamentos e visando as competições previstas para o segundo semestre deste ano e para 2022. As principais novidades ficam por conta das categorias “Olímpico”, “Alto Rendimento”, “Seleção” e “Base”.
Para o secretário Marco Raasch, dos Esportes do Município”, é fundamental que, mesmo em meio à pandemia, nossos atletas se mantenham em atividade, realizando os seus treinamentos e participando das competições. “Sempre atendendo as medidas de prevenção do Covid-19, com a inclusão da categoria de base, voltada para a garotada que se destaca nas disputas dos Jogos Estudantis Municipais, dos Jogos Estudantis das Escolas Municipais e dos Jogos da Primavera, que foram interrompidos nos dois últimos anos, retornando com força total assim que seja superada a pandemia”, completa o secretário.